Últimas publicações

Como aliviar as cólicas do bebé

As cólicas no bebé são comuns, mas uma grande preocupação para os pais. Só quem passa por isso sabe o quão desesperante é ver os nossos mais que tudo tão desconfortáveis, com dor, choro intenso e inconsolável, irritação e agitação.

PORQUE TÊM CÓLICAS OS BEBÉS?

As cólicas fazem-se sentir, habitualmente, até cerca dos 4 meses de idade e podem ser sinal de várias situações, como ingestão excessiva de ar ao mamar, imaturidade gastrointestinal ou alguma intolerância alimentar.



O QUE FAZER PARA ALIVIAR AS CÓLICAS DO BEBÉ?


- Preventivamente, é essencial, estimular o arroto após cada amamentação. Para os bebés que são alimentados por biberão, deve-se optar por biberões anticólicas e ter em atenção o tipo de leite artificial, pois também pode influenciar, sendo os leites hidrolisados habitualmente melhor tolerados.


- Sabemos a ansiedade que causa ver o nosso bebé com cólicas, mas algo fundamental é tentarmos manter uma postura calma, tentando transmitir tranquilidade ao bebé.


- Há posições facilitadoras para aliviar as cólicas ao bebé. Pode experimentar colocar o bebé no colo, com a barriga para baixo, segurando a barriguinha do bebé com a sua mão. 


- Use a almofadinha anti-cólicas, é algo que se costuma revelar bastante eficaz. Basta aquecer a almofadinha e colocar sobre a barriguinha do bebé. O calor da almofada associado ao aroma das ervas aromáticas específicas para este efeito, ajudam o seu bebé a acalmar e a alviar as cólicas. Além da eficácia, é de realçar que se trata de um método natural e podem ser reutilizadas inúmeras vezes. Poderá também utilizá-las para aquecer a caminha do bebé antes de o deitar e para o alívio das dores musculares de toda a família. Veja as nossas almofadinhas anti-cólicas e encomende a sua, personalizada ao seu gosto! 

almofadas_anti_colicas_bebe_carrinhos3b_.jpg


- Massaje o seu bebé - pode experimentar massajá-lo de várias formas, sempre transmitindo tranquilidade ao seu bebé e realizando os movimentos de forma lenta e ritmada: passar as suas mãos pela barriga do bebé, em movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio; movimentar as suas perninhas em forma de "bicicleta"; segurar as perninhas do bebé pelos tornozelos e, com os joelhos juntos, pressioná-los suavemente contra a barriga, manter esta pressão por alguns segundos, relaxar e ir repetindo o "exercício".


- Para os bebés que são alimentados exclusivamente por leite materno, a mamã poderá tomar chá de camomila e funcho, algumas propriedades passarão através do leite, podendo ajudar a aliviar as cólicas no bebé. Se o bebé for alimentado por leite artificial, poderá dar-lhe o chá, mas somente uma colherzinha.

Muitas vezes os pais pensam apenas em recorrer ao "melhor remédio para as cólicas do bebé", não se apercebendo que o melhor é se conseguirem esse alívio de forma natural! Apenas após tentar o que foi anteriormente explicado e, em caso de difícil resolução, se deverá recorrer a medicação, devendo esta ser indicada pelo pediatra.

Publicado em: Dicas puericultura

Deixe um comentário